Produtividade: 4 dicas práticas para sobreviver à pandemia – o coworking ideal para você.

Endereço comercial em Curitiba

Um ano já se passou desde o surgimento do Covid-19 e, de lá pra cá, tivemos que nos adaptar às novas formas de trabalho. O home-office, inclusive, foi estratégia adotada por 46% das empresas brasileiras durante a pandemia - isso são dados da pesquisa feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA). 

 

Além disso, o Brasil fechou 2020 com o maior número de empreendedores de sua história. Um detalhe: o número de mulheres empreendedoras cresceu em 40%. Esse cenário vem acompanhado de uma sobrecarga de tarefas e de um bombear infinito de informações - afinal, estamos todos cada vez mais focados nas interações online! E o ingrediente final deste caldeirão: apesar de nossos esforços, o cenário político e sanitário do país parece ser imprevisível. 

 

Entrou em crise só de ler? Normal. Dar conta de tudo parece cada vez mais uma tarefa impossível. Então como produzir melhor em tempos incertos que nos deixam sobrecarregados e ansiosos sobre o que virá pela frente? Separamos 4 dicas práticas sobre produtividade para você sobreviver à pandemia.

 

 

01: Autocompaixão: não se cobre para ser produtivo 

 

Você sabia que o ato de se comparar com os outros ou com sua versão ideal é a maior tortura que podemos fazer para nós mesmos? É normal, em novos tempos e novas rotinas, que a gente não consiga fazer tudo como o idealizado. Porém, como disse Clarice em seus devaneios literários, “cuide-se como se você fosse de ouro, ponha-se você mesmo de vez em quando numa redoma e poupe-se”.

 

Precursora nos estudos sobre autocompaixão, a pedagoga norte-americana Kristin Neff afirma que se tratar com delicadeza em um momento difícil é uma questão urgente e essencial.  Segundo Kristin, a maneira mais fácil de praticar a autocompaixão é tratar-se com o mesmo carinho que ofereceríamos a um amigo próximo. Pode parecer uma abordagem simples, porém isso é mais revolucionário do que imaginamos! Ao invés de se colocar para baixo, celebre cada vitória, cada ação realizada - foque no que você quer ver crescer em você! 

 

Leitura indicada: "Autocompaixão: pare de se torturar e deixe a insegurança para trás", de Kristin Neff.

 

 

02:  Autoconhecimento: melhore sua rotina ao entender o ritmo do seu corpo

 

Um passo importante para a produtividade é o autoconhecimento. É essencial compreender melhor qual é a rotina mais produtiva e mais leve para você. E, para isso, é necessário que você teste possibilidades e se auto-avalie. 

 

Quando for fazer uma auto-pesquisa, não se esqueça de anotar os momentos em que você se sentiu mais produtivo. Cada pessoa produz melhor em horários diferentes, mas leve em consideração que está usando seu tempo de maneira saudável. 

 

Além disso, não deixe de dormir bem, ter o seu tempo de sono o suficiente para estar bem descansado e dar pausas necessárias no trabalho para refrescar a cabeça. 

 

Há pessoas mais produtivas durante o dia e outras que a criatividade surge à noite. Qual é o seu melhor momento? E o que você pode fazer de manhã para energizar o dia? Vá testando! Leitura indicada: “O milagre da manhã: O segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas)”, de Hal Elrold. 

 

 

03: Para ser mais produtivo: sonhe, planeje, realize e celebre sempre!


Uma das chaves da produtividade está em manter a chama da realização acesa. É perceber nossa trajetória e não nos esquecer de celebrarmos cada avanço!  Ao vibrar nossas pequenas vitórias, estamos observando como o trabalho que estamos realizando traz sentido para as nossas vidas. Ao trazer mais sentido, nosso ânimo consequentemente cresce. E, com ele, a intensifica-se a força que nos engrena e nos faz mais produtivos.  A metodologia do Dragon Dreaming, ferramenta integral de gerenciamento de projetos, nos ensina passos essenciais de um projeto produtivo: sonho, planejamento, realização e celebração.

 

Porém, trabalhar em casa nem sempre é favorável à produtividade devido aos enormes estímulos externos que recebemos. Por isso, uma saída é procurar uma sala preparada adequadamente para isso. Nós, do Four, temos uma novidade sobre isso: criamos o plano de horas produtivas! Nos meses de maio e junho, o Four oferece horas adicionais para melhorar a sua produtividade.  Entre em contato para saber mais! 


Gostou deste artigo? Deixe seus comentários! Nós, do Four, prezamos pelo autoconhecimento e pela produtividade de nossos coworkers oferecendo espaços seguros, organizados e criativos no coworking. Venha nos conhecer para saber mais sobre isso!

 

 

faça um test day

agende seu test day

preencha abaixo, em breve retornaremos

    Concordo e aceito os termos da política de privacidade.