Você sabe fazer networking? 05 dicas práticas

networking

Você acha que fazer networking é perda de tempo? Se sim, repense. A maioria das contratações são resultado de um bom networking, segundo estudos da Right Management. De acordo com a pesquisa, manter uma rede de relacionamento pode fazer a diferença na conquista de novos projetos, negócios e na procura por um emprego.

Algumas dicas:

01: Networking é o tempo todo

Networking é como você se comunica com o outro. Colegas de trabalho, pessoas que fizeram os mesmos cursos que você, colegas de faculdade, amigos, vizinhos e até mesmo familiares são seu networking.

Comunicar-se com frequência, mostrar abertura, diálogo, vontade de ouvir e acolher o outro são componentes básicos de um bom networking dentro e fora de empresas. Lembre-se de marcar presença, se relacionar e tratar bem os outros – oportunidades futuras geralmente surgem dos relacionamentos bem construídos. Não entre em contato apenas quando você precisa de algo!

networking

02: Teoria dos seis graus

Se as pessoas da sua rede não possuem o perfil de quem você precisa conversar para algo específico, tenha em mente a possibilidade da teoria dos seis graus de separação: cada indivíduo no mundo está a seis graus de qualquer outra pessoa.

Ou seja, seriam necessários no máximo seis laços de amizade para você chegar na pessoa certa. Seus conhecidos provavelmente possuem o contato que poderia te auxiliar!

networking

03: Ativando uma rede de contato para networking

Qual é o seu objetivo para fortalecer seu networking? Encontre este objetivo e mapeie quem você conhece que mais tem a ver com esse assunto. Comece conversando com essas pessoas convidando-as para algo como um café ou um almoço.

Durante o encontro, dê toda a atenção para seu interlocutor – nada de ficar no celular ou ficar observando os arredores, atenção genuína é preciosa para qualquer networking. Entre em conexão com seu interlocutor: uma dica é começar por assuntos que vocês possuem em comum.

networking

04: Prepare um pitch marcante

Já sabe onde quer chegar e definiu menos algumas pessoas para conversar? Prepare um pitch: uma breve descrição do seu projeto ou do que você está vendendo. Caso precisar alinhar melhor o seu projeto, procure por consultores da área ou até mesmo coaches.

Esteja disposto a se vender e a aprender sempre! O pitch precisa marcar os outros, principalmente se você quer atingir pessoas que não te conhecem. Uma dica é que o seu projeto esteja alinhado ao seu propósito, assim seu corpo reage com motivação genuína e passa isso para os outros.

networking

05: Lembre-se do nome das pessoas

Uma dica que parece muito básica, mas muitos relevam: lembre o nome das pessoas com quem você encontra! A sua presença se torna diferenciada a partir do momento que você consegue fazer o outro se sentir especial. Lembrar-se dos nomes, sorrir, manter postura confiante e encorajar os outros ao seu redor. Assim facilmente lembrarão de você para novos projetos ou vagas de emprego. Networking é isso, é cultivar relações de maneira positiva!

Para saber algumas técnicas de treinar seu cérebro a focar e memorizar, leia este artigo. 

networking

06: Frequente lugares diferentes

Seja para conseguir mais freelas, fechar projetos ou até mesmo criar um novo negócio, é preciso circular por diferentes ambientes e pessoas. Carregue seu cartão e esteja bem vestido – a primeira impressão é a que fica para muita gente. Os coworkings, por exemplo, são ótimos para aumentar contatos e conexões!

Gostou do artigo? Quer saber mais? Acompanhe esse vídeo com mais dicas:

Quer aumentar seu networking? Venha conhecer o Four!

Leave a Comment

Your email address will not be published.