Exercícios para treinar o cérebro

Neste artigo aqui falamos um pouco sobre como se organizar para manter o foco no trabalho. Mas, além disso, existem algumas técnicas que podem ajudar a melhorar a sua concentração. Confira!

Primeiramente, há dois exercícios práticos que você pode fazer para treinar seu cérebro. Lembre-se de repetir esses exercícios durante um bom período, pois não vão fazer efeito se feitos apenas ocasionalmente.

treinar o cérebro

Treinar o cérebro: contagem de palavras em um livro

Escolha um livro qualquer e conte as palavras de algum parágrafo, repita a contagem para se certificar de que está correta. Em seguida, aguarde um minuto e conte as palavras de dois parágrafos.

Quando isso ficar fácil, conte as palavras da página inteira – mas conte mentalmente e sem usar os dedos para apontar.

Observação de um objeto

Primeiro, escolha um objeto qualquer, como um lápis ou uma planta. Coloque-o na sua frente. Olhe firmemente e concentre a sua atenção nele. Deixe que o objeto ocupe todo o espaço mental durante o tempo que for possível. Aumente gradualmente o tempo da duração do exercício.

Na segunda fase, feche os olhos e visualize em sua mente o mesmo objeto. Concentre-se nesta imagem virtual, atendo-se a todos os detalhes, pensando apenas nessa tarefa.

Caso se distraia, recomece a imaginar o objeto e aumente progressivamente a duração do exercício. Com a prática, verá que fica cada vez mais fácil manter-se focado.

Treinar o cérebro: Técnica Pomodoro + Trello

Você já ouviu falar da técnica Pomodoro? Ela tem esse nome porque “pomodoro” é “tomate” em italiano.Esse nome foi escolhido depois que o criador, o italiano Francesco Cirillo, usou um daqueles cronômetros de cozinha com o formato de um tomate para gerenciar o seu tempo.

Elaborada no fim da década de 1980, a técnica se baseia na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.

Depois de muita pesquisa, Cirillo chegou ao período de 25 minutos como sendo o tempo ideal de atenção total para esses blocos, também conhecidos como “pomodoros”.

Como funciona? Quando você começa a tarefa, cronometra um pomodoro.

A cada 25 minutos, aconselha-se fazer um intervalo de 5 minutos para andar, ir ao banheiro, exercitar-se, respirar fundo. A cada quatro pomodoros, espere um intervalo de 30 minutos.

Confira o vídeo explicativo:

O que nós aconselhamos você é fazer uma lista de coisas a fazer usando o Trello, uma ferramenta de gerenciamento de tarefas.

A cada pomodoro (25min), descanse como o indicado no vídeo e passe a tarefa para o segundo pomodoro. Assim você terá noção de quanto tempo (pomodoros) demora para cada atividade e pode começar a se planejar melhor.

Esses intervalos são saudáveis para retornar o fôlego! Com a prática, você poderá adaptar o seu pomodoro, não sendo necessariamente os 25min como Cirillo estimou para ele.

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O que você achou desse artigo? Gostou? Dúvidas? Como leitura complementar, indicamos o livro “Your Brain At Work” de David Rock. Outro conselho é acompanhar as redes sociais de Chris Winfield, empreendedor que usa a técnica do Pomodoro. Procura um lugar para trabalhar que melhore seu foco? Venha visitar o Four!

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