Você precisa de mais foco e concentração para trabalhar?

Você precisa de mais foco e concentração no trabalho? Um dos motivos pelos quais as pessoas optam por trabalhar em coworkings como o Four é a falta de produtividade em casa.

Mas, às vezes, mesmo estando em um ambiente inspirador ainda estamos distraídos ou com algum problema em mente nos atrapalhando. Para completar o cenário, somos bombardeados o tempo inteiro com excesso de informação vindo das redes sociais, do celular, do computador, do jornal, etc. Como lidar com essa questão tão pessoal e, ao mesmo tempo, comum no século 21?

Cada um encontra uma saída. Nossa dica de hoje é simples e ancestral. Praticada desde 1800, a aromaterapia oferece algumas saídas naturais para esse problema. Acompanhe:

01 Como os aromas nos influenciam
02 Alguns óleos essenciais para focar
03 Como usar

Foto: as plantas e seus óleos essenciais | Fonte: Pixabay

01 Como os aromas nos influenciam

Como os aromas influenciam nosso corpo? Isso acontece porque os óleos essenciais (substâncias encontradas em flores, ervas, frutas e especiarias) possuem componentes químicos que, quando inalados, atingem nossas estruturas cerebrais como hipocampo (responsável pela memória e aprendizado) e hipotálamo (sensação de prazer).

A aromaterapia é um tratamento que cura doenças físicas e psicológicas através do uso medicinal dos aromas. Aliás, foi comprovado cientificamente que cada tipo de óleo age em uma parte específica de nosso corpo.

Foto: como funciona a aromaterapia para o físico e para o emocional | Fonte: gabrielarosin.com

02 Alguns óleos essenciais para focar

Se interessou? Separamos quatro óleos essenciais que, caso usados corretamente, ajudam a focar no trabalho e manter a concentração.

Foto: felicidade no trabalho é a sensação de dever cumprido | Fonte: Pixabay

ALECRIM: estimula a mente e auxilia na memória e aprendizado

Você sabia que o óleo essencial de alecrim é excelente para atividades que necessitam de leitura ou decorar textos?

Pesquisas feitas pela Universidade de Northumbria (Newcastle) mostraram que o alecrim pode aumentar a capacidade de memorização.

Em uma série de testes, o óleo essencial de alecrim aumentou em torno de 75% as chances de se lembrar de fazer algo no futuro, comparando com um grupo que não usou o óleo.

Outros estudos mostraram ainda que o óleo melhora os estados de alerta e ajuda nas atividades intelectuais que exigem memória de longo prazo. Quer se energizar depois de um dia cansativo de trabalho? Banhe-se com chá de alecrim.

Foto: o óleo essencial de alecrim é sempre uma boa pedida. Sua planta funciona até mesmo como enfeite para o local de trabalho | Fonte: Pixabay

LIMÃO SICILIANO:

O poder do limão é estimular a imunidade do corpo, equilibrando fraquezas físicas. Emocionalmente, ele auxilia a focar, a concentrar-se e a ter capacidade de fazer escolhas assertivas. Seu efeito emocional comprovado é clarear a mente e organizar os pensamentos. Aliás, o óleo essencial de limão siciliano auxilia no esclarecimento de conflitos emocionais e no combate à confusão e à apatia.

Quando borifado em ambientes de trabalho, ele aumenta a eficiência e a produtividade.

Foto: o limão siciliano tem um poder curativo forte, tanto em questão de melhorar a imunidade quanto de nos auxiliar em aguçar a capacidade de fazer escolhas assertivas | Fonte: Pixabay

 

LAVANDA:

A lavanda foi um dos óleos preferidos dos romanos em suas atividades de banhos terapêuticos. Eles devem ter introduzido a planta na Inglaterra, e, desde então, ela tem sido a grande favorita do público feminino. Atualmente a lavanda é cultivada em diversos países europeus, mas o principal produtor é a França.

O óleo essencial de lavanda acalma a mente, elimina a tensão dos ombros e auxilia aqueles que estão trabalhando sobre pressão de prazo. No emocional, atua contra estresse, insônia, ansiedade, medo, agitação e dor-de-cabeça.

Foto: a lavanda é cultivada em diversos países europeus, mas o principal produtor é a França. Acalma e centra, era o óleo preferido dos romanos. | Fonte: Pixabay

 

MANJERICÃO:

Para quem se sente fragilizado, o óleo essencial de manjericão é o ideal. É reparador físico e mental. Promove presença, poder pessoal, autoconfiança, energia e vitalidade. O trabalho tem esgotado as suas energias? As recupere com o óleo essencial de manjericão.

Foto: o manjericão é uma planta que tem qualidades tanto como tempero, quanto como reparadora do físico e mental. Traz autoconfiança e vitalidade. | Fonte: Pixabay

03 Como usar

Os óleos essenciais podem ser usados de diversas maneiras. A mais comum é pingar 3 gotas em um colar pessoal, como na foto abaixo, ou usar um borrifador de ambientes com esse aroma.

Foto: exemplo de colar de aromaterapia. Esses colares são unissex e são feitos em modelos e materiais diversos | Fonte: Catraca Livre

Outra opção é fazer inalação com água quente ou pingar umas gotas na água da banheira ou do escalda-pé. Dependendo do óleo escolhido, ele também pode ser ingerido (algumas gotas diluídas em um copo d’água). Escolha o óleo que mais combina com o seu perfil e bom foco!

Foto: trabalhar com foco e leveza faz toda a diferença. | Fonte: Pixabay

Gostou ou tem dúvidas? Deixe seu comentário! Está procurando um lugar para trabalhar e assim ter mais produtividade? Venha conhecer o Four Coworking, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, n.3418 – Curitiba. Esperamos por você!

Leave a Comment

Your email address will not be published.