As 7 habilidades que todo profissional deverá ter no futuro

A Revolução Tecnológica nos mostra, cada dia mais, que nada é para sempre. E, principalmente em se tratando das nossas profissões, que se encontram ameaçadas por sistemas de automação e robôs, precisamos estar preparados para o que, há um minuto atrás, chamávamos de futuro. E de repente, se transformou no agora.

 

Segundo um estudo  do Fórum Econômico Mundial, 65% das profissões do futuro ainda nem foram inventadas. Então, não temos que nos preocupar em saber quais serão as graduações mais importantes, mas sim  quais habilidades serão exigidas. Pensando nisso, preparamos este guia, para você saber exatamente no que deve focar. Confira!

 

1- Criatividade

Entre as 3 habilidades mais requisitadas para 2020, está a criatividade. Por que? Simples: os robôs podem executar para nós o que faríamos de forma mecânica, mas eles ainda não podem pensar e nem resolver problemas como os humanos. A capacidade de ter ideias novas e resolver desafios complexos será cada vez mais requisitada e a criatividade é a resposta para esta questão.

 

2- Inteligência Emocional

As habilidades para  futuro mudam um pouco, mas a regra é sempre a mesma: tudo o que é mais humano e menos mecânico será cada vez mais valorizado. A inteligência emocional, apesar de não ser tão requisitada nos dias de hoje, terá cada vez mais espaço no mundo do trabalho. Isso, porque alguém que consegue dominar suas emoções pode, por exemplo, passar por crises com mais facilidade. Sem perder o “espírito de luta”.

3- Análise de Dados

A quantidade de dados sobre a produção das empresas aumentará com as novas tecnologias. Um grande problema é que o dado por si só, não significa nada. Ele deve ser traduzido, ou seja, transformado em informação. Por isso, será muito requisitado o profissional que tem a habilidade de entender o que os dados significam, como podem ser usados no planejamento dos negócios e como deve ser feita a comunicação dessas informações. Consequentemente, será possível tomar decisões mais certeiras, o que também será muito requisitado num futuro próximo.

 

4- Gestão de pessoas

Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, essa é outra habilidade que terá muito espaço até 2020, principalmente nos setores de energia e mídia. A gestão de pessoas também contempla a excelência em comunicação com elas e, um estudo divulgado pelo The Partnership for 21st Century Learning (P21), demonstrou que a maioria dos alunos do ensino médio tem problemas na forma de se comunicar, o que é um grande problema já que a comunicação é uma extensão do pensamento.

 

5- Competência colaborativa

Um ambiente inovador pede pessoas que pensam diferente entre si. O problema é que a divergência também pode representar um grande desafio. Por isso, essa será outra habilidade muito requerida no futuro, e os profissionais deverão saber se comunicar, conviver com as diferenças e ter um bom relacionamento com todos os colegas.

 

6- Polivalência

Ampliar a gama de conhecimentos ao invés de fixar-se em apenas uma área será fundamental. Isso, porque os profissionais deverão ser uma máquina multifuncional com foco na inovação. Para isso, é sempre bom trocar ideias com profissionais de formações diferentes das suas, especializar-se com cursos e palestras e até fazer uma segunda graduação, por exemplo.

 

7- Negociação

A negociação nada mais é do que o relacionamento com as pessoas, conciliando diferenças e sabendo se comunicar, sem ferir ao outro. Por isso, essa será uma habilidade cada vez mais requisitada, principalmente nas áreas de computação, matemática, artes e design, como indica o relatório do  Fórum Econômico Mundial.

 

Em resumo, o autoconhecimento, a capacidade de tomar boas decisões e lidar com as pessoas serão muito requisitadas. E aqui no Four, a gente pode te ajudar com tudo isso! No nosso ambiente colaborativo, você pode conhecer gente, fazer networking e constantemente promovemos eventos para o seu autoconhecimento. Vem nos conhecer! Nosso coworking fica em Curitiba!

 

Leave a Comment

Your email address will not be published.