fbpx

Turbine sua criatividade: sete formas de gerar novas ideias

by NetGuaraná

Olhe em volta. Absolutamente tudo começou com uma ideia, desde nossas profissões até a cadeira em que estamos sentados. Quanto melhores forem as nossas ideias, melhor é a realidade a nossa volta. Mas pensar em coisas criativas e eficientes nem sempre é tarefa fácil, especialmente quando nosso cérebro está imerso no oceano de informações e estímulos que recebemos todos os dias.
Felizmente, existem hábitos capazes de nos ajudar nessa tarefa de turbinar nossa criatividade e, assim, gerar novas ideias. Saiba quais são eles:

1 – Crie estruturas mentais
A criatividade prospera quando encontra uma estrutura, uma linearidade de raciocínio. Um exercício interessante é criar estórias a partir de termos aleatórios. Selecione quatro palavras que não tenham muito a ver umas com as outras e crie um enredo que contenha todas elas. Seja inventivo!

2 – Acredite na colaboração
Compartilhar suas ideias com outras pessoas pode enriquecer o modo como elas serão desenvolvidas. Experimente desafiar percepções pré-concebidas, encorajar diferentes processos de pensamento e trabalhar com os outros de uma forma diferente da qual está acostumado. O resultado irá lhe surpreender.

3 – Mantenha um diário
Esse hábito estimula pensamentos que poderiam ter se perdido ao longo de um dia agitado. Documentar diariamente o que passa pela sua cabeça aumenta as chances de captar as melhores ideias e poupa o cérebro do esforço de precisar se lembrar de tudo sem nenhum auxílio. Detalhe: você provavelmente vai conseguir dormir melhor por isso.

4 – Leia livros
Ideias normalmente se desenvolvem melhor a partir de fatos conhecidos do que quando tentamos capturá-las no ar. Uma dica valiosa é variar os tipos de leitura. Vale mesclar livros técnicos com ficção, HQs com blogs do seu interesse e jornais diários. E não se desespero com as distrações. É comum para a mente vagar um pouco e isso pode até ser uma coisa boa. Esse tempo de “desligamento” ajuda as palavras a serem processadas.

5 – Seja curioso
Boa ideias não surgem se ficarmos presos em uma bolha o dia inteiro. O cérebro precisa de influências externas para gerar insights e ideias criativas. Vale sair para uma caminhada na hora do almoço, fazer um passeio de fim de semana ou até uma simples ida ao supermercado para espairecer, ter contato com o mundo lá fora e transformar seu ponto de vista.

6 – Utilize metáforas
Ao comparar duas coisas para explicar algo, estimulamos a parte do cérebro ligada à criatividade, emoção e arte. Essa figura de linguagem faz nossa mente ir além do óbvio, explorando relações que antes passavam despercebidas. Experimente utilizar metáforas também quando precisar fazer um texto.

7 – Ensine
Não existe forma melhor de se tornar mestre em um assunto do que o ensinando a outras pessoas. Precisar expor um tema nos obriga a pesquisar profundamente sobre ele e – e esse processo gera mais conhecimento. Da próximo vez que você for convidado a falar sobre um tema, experimente ir além daquilo que você já sabe.

Lembre-se:

Tome notas dos pensamentos que surgem nos momentos de inspiração
Dê ao seu cérebro tempo e espaço necessários para trabalhar por você
Faça de seus métodos favoritos um hábito e o caminho será muito mais prazeroso

Gostou desse post? Conte pra gente nos comentários e acompanhe nosso blog para saber mais sobre esse e outros assuntos. Até a próxima!

Leave a Comment

Your email address will not be published.